30.4.15

Desenvolvimento Sustentável




A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O desenvolvimento sustentável contém dois conceitos-chave: 1- o conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres no mundo, que devem receber a máxima prioridade; 2- a noção das limitações que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras.



Roberto Magalhães, Avião Cenoura, 1992

Configurações do Imaginário
Desenvolvimento Sustentável e Arte Brasileira Contemporânea em Diálogo com o Acervo Visual Europeu

Roberto Magalhães é singular entre os artistas brasileiros contemporâneos. O seu trabalho se ajusta à definição do desenvolvimento sustentável. Ele estabelece por sua vez um diálogo original com o acervo visual europeu.

A través de uma produção aparentemente modesta e que faz economia dos recursos empregados, a mensagem da obra plástica de Magalhaes ê sumamente consistente com o crucial conceito moderno de que "menos é mais".

No contexto brasileiro, conhecido por ser rico em recursos, Magalhaes se distancia intencionalmente do materialismo consumista e utiliza a sua obra como um estimulante: de fato, suas configurações do imaginário constituem um original e importante ponto de partida para promover o desenvolvimento sustentável.

Mariano Akerman
Historiador da Arte



Roberto Magalhães, Avión Zanahoria, 1992

Configuraciones de lo Imaginario
Desarrollo sustentable y arte brasileño contemporáneo en diálogo con el acervo visual europeo

Singular entre los artistas brasileros contemporáneos es Roberto Magalhães, cuyo trabajo se ajusta a la definición de desarrollo sustentable y establece a su vez un original diálogo con el acervo visual europeo.

A través de una producción aparentemente modesta y que hace economía de los recursos empleados, el mensaje de la obra plástica de Magalhaes es consistente con el concepto moderno de que "menos es más".

En el contexto brasilero, conocido por ser rico en recursos, Magalhães se aleja intencionalmente del materialismo consumista y brinda con su obra una estimulante iniciativa: sus configuraciones de lo imaginario constituyen un punto de partida válido para promover el desarrollo sustentable.

Mariano Akerman
Historiador del Arte



Roberto Magalhães

Magalhães Online
Roberto Magalhães
Acervo
Cyberartes
Enciclopédia Itaú Cultural
Escritório de Arte
Evandro Carneiro
Multiplo
Murilo Castro
Revista Portfolio
Ronaldo Werneck
TNT 2010
TNT 2011

Imáginario coletivo
Lo real, lo imaginario y lo simbólico
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...